08 junho 2014

Brasil 5x 2 Suécia - 1958. !!!!

Brasil x Suécia. - Copa do Mundo  Jules Rimet. - 1958


O Expresso Vida recebeu o link do ilustre Magistrado aposentado, Dr. Antônio Roberto Moreira de Almeida, de São Paulo, e publica para que o público que gosta de futebol se delicie com imagens da primeira copa que o Brasil venceu.

O Texto abaixo é transcrito da mensagem recebida do ilustre amigo Magistrado.


"
Uma oportunidade impar para recordar craques fantásticos, da melhor seleção de todos os tempos.
Se deliciem revendo toda aquela plêiade de craques inigualáveis: Gilmar, Djalma Santos, Belini, Newton Santos, Zito e Orlando, Garrincha, Didi, Vavá, Pelé e Zagalo.


 
Não havia transmissão ao vivo, e a narração de Edson Leite e Pedro Luis, da Rádio Bandeirantes, era o único modo dos paulistanos acompanharem a final Brasil X Suécia, em 1958.
O engenheiro Carlos Augusto Marconi, um aficionado por telecinagem ( digitalização de filmes antigos), queria reparar essa lacuna histórica, e ter o prazer de assistir à partida toda, com imagem e narração.
Ele já tinha um filme da TV inglesa, mas “a imagem estava terrível”. Em 2006, conseguiu um vídeo com narração em russo, que um catarinense oferecia na internet.
Pouco meses depois, em um sebo, o engenheiro topou com um LP da partida narrada ao vivo pelos locutores da Rádio Bandeirantes.
Bateu na trave, a gravação, na edição do áudio, tinha só 60 minutos.
Era preciso, então, ir atrás de outra narração. Em um site carioca que vende fitas antigas, ele conseguiu o áudio da Rádio Nacional do Rio. Mas, faltavam 15 minutos do jogo.
Sem outros áudios disponíveis, Carlos decidiu fazer um bem bolado, preencher, pacientemente, as lacunas da Rádio Bandeirantes com os trechos da Nacional do Rio, com a locução de Jorge Cury e Oswaldo Moreira.
Para dar um ar mais real ainda, incluiu no fundo o som do estádio audível do filme inglês, e até replays dos principais lances .
O trabalho ficou pronto em 2008, e é o único que existe com narração completa. "

Com bastante alegria o Expresso Vida coloca à disposição dos interessados o endereço eletrônico da memorável partida. 
 
http://www.youtube.com/watch?v=qd4TklxFOm8


Roberto J. Pugliese
pugliese@pugliesegomes.com.br
 Autor de Direito das Coisas, 2005 - Leud

Nenhum comentário:

Postar um comentário