28 março 2013

Bolivia reivindica saída para o mar - Tensão política.

TENSÃO NA FRONTEIRA: Chile x Bolivia.

O presidente da Bolivia convocou os  cinco últimos antecessores para discutir uma fórmula de promover medida política junto ao Tribunal de Haia, contra o Chile, visando recuperar os 400 km. de litoral e 120 mil km2. perdidos na guerra que se aventurou aliado ao Peru no final do século XIX inicio do século XX.

A Bolívia precisa do litoral para expandir sua economia e não vai medir esforços para alcansar uma saída pelo Oceano Pacífico, nem que para tanto tenha que lançar mão de medidas não tão pacíficas.

“Decidi que nos próximos dias uma comissão viajará a Haia para apresentar um processo para retornar ao mar com soberania”, disse Morales, o presidente da vizinha república, em seu discurso para lembrar a invasão do território litorâneo boliviano em 1879 e comemorar o Dia do Mar.

 “Com a força da razão e com o calor da união do povo boliviano, faremos valer perante o mundo nosso direito a ter um acesso soberano ao mar”, acrescentou.

A Bolívia é integrante do Mercosul e o Chile é um país alinhado aos Estados Unidos, integrando o cambaleante e quase extinta ALCA.

 
Roberto J. Pugliese
www.pugliesegomes.com.br
membro da Academia Itanhaense de Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário