16 fevereiro 2013

SÃO VICENTE E A PONTE PENSIL - 99 ANOS!


A PONTE PENSIL – História viva.

 

Autoridades municipais do inicio do século passado, preocupados com o esgoto sanitário da ilha de São Vicente, planejaram a construção de uma ponte sobre o Mar Pequeno, em São Vicente. Além do esgoto idealizado pelo engenheiro Saturnino de Brito, a ponte se tornaria passagem para o Forte de Itaipu, na Praia Grande, então parte continental do município.

 

A inauguração solenemente se deu em Maio de 1914. Prestigiada por inúmeras personalidades de fama internacional. Trata-se de exemplo da capacidade da engenharia nacional, não só pela aparência e beleza arquitetônica, mas pela comprovada solidez, que quase 100 após, é ainda um dos símbolos da cidade e do Estado de São Paulo e em uso continuo.

 

Os cabos de aço e outros materiais vieram da Alemanha e boa parte ainda estão conservados e em pleno uso com toda a segurança. Suporta 60 toneladas, tem um vão livre de 180 metros e foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimonio Histórico e Artisitico do Estado de São Paulo.É do tipo suspensa e conhecida mundialmente como a Ponte Pensil de São Vicente.

 

A ponte Hercilio Luz, de Florianópolis, mais nova, do mesmo estilo, está desativada há mais de 20 anos por falta de manutenção.

 

Roberto J. Pugliese
www.pugliesegomes.com.br
Autor de Direito das Coisas, Leud
Membro da Academia Itanhaense de Letras.

 

( Fonte Blog Caiçara )

Nenhum comentário:

Postar um comentário