11 fevereiro 2013

Lagoa da Conceição ! cartão postal de Floripa !


Lagoa da Conceição –

A Lagoa da Conceição é dos lugares mais conhecidos e  bonitos da ilha de Santa Catarina. Iniciou a povoação próxima as bases do morro e nas proximidades da Igreja, logo sendo constituída a Freguesia da Lagoa permanecendo por anos em isolamento quase total.

Com o desenvolvimento agrícola da região a demografia foi aumentando. Com o passar do tempo, a produção agrícola e os pescados passaram a ser comercializados com outras freguesias inclusive com o Desterro, a sede do município, cujo nome depois foi alterado para Florianópolis.

Havia muitos engenhos, sendo que, os de cana produziam melado, aguardente e açúcar e os de mandioca farinha artesanal. Alguns destes engenhos transformaram-se em unidades semi-industriais, indicando prosperidade para a antiga Lagoa. Em 1847, devido a sua importância, a Freguesia da Lagoa foi visitada por D. Pedro II, que fez doações para sua igreja, inclusive uma custódia de prata e posteriormente os sinos.

Ainda hoje encontra-se velhos engenhos, sobrados e casas térreas típicas da história da ocupação da lagoa, bens de valor histórico, arquitetônico e cultural.

A Lagoa foi sempre muito piscosa. Suas águas sempre foram salgadas e muito limpas. No entanto, com a densidade elevada de população atualmente está bastante poluída, notadamente na área central.

Os moradores tradicionais da Lagoa da Conceição tem na cultura própria e pitoresca rica diversidade de histórias envolvendo bruxas, feiticeiras, lobisomem que são contadas de geração em geração. Tambem as é tradição cultural local, passada de mãe para filha, a renda de bilro.

Muitas características estão preservadas, traços culturais que se manifestam na comunidade, o boi de mamão, a festa do divino, vestígios arqueológicos que mostram a presença antiga de grupos nômades que ocupavam os sambaquis e grupos guarani que produziam cerâmica.

Atualmente o distrito da Lagoa da Conceição se destaca como importante centro comercial e de exploração turística, cercada por vários bares, restaurantes, cafés, hotéis, pousadas freqüentados por visitantes de todo mundo.

A Lagoa de Conceição por ser muito bonita é exibida orgulhosamente pelos habitantes de Florianópolis, sendo, junto com a Ponte Hercílio Luz, talvez o maior cartão postal da cidade.

O Expresso Vida recomenda a todos que visitam a cidade dar um pulo e conhecer a Lagoa da Conceição.

Roberto J. Pugliese
www.pugliesegomes.com.br
Autor de Direito das Coisas, Leud
Sócio de Pugliese e Gomes Advocacia
Membro da Academia Itanhaense de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário