24 novembro 2012

Belém do Pará - A grande capital da amazonia !


Belém a metrópole da Amazônia.

A cidade das mangueiras ou Belém do Pará, terra do Carimbó ou a grande metrópole que está no portal da Amazônia é uma cidade que merece ser conhecida por brasileiros. Deve ser conhecida.

Capital do Estado do Pará, com aproximadamente 1,5 milhões de habitantes, seu PIB per capita é de menos de R$11.000,00, no entanto, a beleza e o progresso aparente escondem a fragilidade econômica do município, cujo IDH é 0,806 conforme dados colhidos no ano 2.000, sendo a capital do norte do país com a melhor qualidade de vida.

Sem dúvida é uma das dez maiores e mais movimentadas capitais brasileiras, cuja região metropolitana estima-se em 2,3 milhões de habitantes.

Sua história é rica, assim como culturalmente o povo do lugar traz consigo patrimônio invejável, a ponto de na época áurea da borracha, ser conhecida como a Paris das Américas.

Seus primeiros habitantes foram os Xucurus. Distante dos centros econômicos e políticos brasileiros, Belem a Capital do Grão Pará, sempre foi bem ligada a Europa e Portugal, tendo reconhecido a independência quase um após ter sido proclamada por D. Pedro I.

Durante o fausto da borracha Belém foi considerada a cidade brasileira mais desenvolvida e uma das mais prósperas do mundo, não só pela sua posição estratégica - quase no litoral -, mas também porque sediava um maior número de residências de seringalistas, casas bancárias e outras importantes instituições.

Atualmente a cidade é um ponto de turismo de grande importancia.

Dispõe de monumentos importantes, parques, museus e os festejos do Círio de Nazaré, constituem-se num dos maiores do mundo. Trata-se da maior procissão do mundo e a maior festa cristã brasileira. Lá estão o Mercado Ver o Peso, o Theatro da Paz, o museu Paraense Emilio Goeldi e o singular hospital de tratamento das doenças tropicais, único no gênero.

Quem vai a Belém, merece conhecer o a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, única da Amazônia brasileira.

Também o Complexo Feliz Lusitânia, situado no bairro da Cidade Velha, faz parte do centro histórico revitalizado. Lá estão a Catedral Metropolitana, a Casa das Onze Janelas, a Corveta Museu, o Forte do Presépio e o complexo de Santo Alexandre, onde se encontra o Museu  de Arte Sacra.

Indo a Belém, o turista deve visitar o Mercado Ver-o- Peso, tradicional e movimentado. Nas proximidades a praça do Relógio, a praça do Pescador, dos Velames, o Solar da Beira...

Enfim, o Expresso Vida recomenda que o turista conheça a Estação das Docas, um complexo de arte, lazer e gastronomia. A Estação, como é conhecida, possui um moderno terminal fluvial, o Amazon River, com ancoradouro flutuante, capaz de aportar até 4 embarcações de 70 pés. Diariamente são realizados diversos passeios fluviais pela orla e ilhas de Belém.

Visitem a bela, histórica e tradicional cidade do norte brasileiro.

Roberto J. Pugliese
www.pugliesegomes.com.br

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário