29 abril 2012

Cinquentenário do Acre - Vamos comemorar !

O Estado do Acre completa 50 anos.

Uma equipe da TV pública está no estado recolhendo imagens e depoimentos. O documentário deve ser exibido no dia 16 de junho, com reprise no sábado seguinte. Mas o programa ficará disponível na página da TV Senado na internet (www.senado.gov.br) e também pode ser disponibilizado para as instituições que se interessarem.

A TV Aldeia vai retransmitir a gravação.

O documentário foi um requerimento do senador Jorge Viana, que também solicitou uma sessão especial no Senado em homenagem ao cinquentenário do Estado acreano. Entre os entrevistados estão Osmir Lima, Maria Lúcia Araújo, os historiadores Maria José Bezerra e Marcus Vinicius Neves, Wilde Viana, Nabor Júnior e outras pessoas que fizeram parte do processo ou contribuíram de alguma forma. A direção é Deraldo Goulart, com produção de Andréia Amorim.


O governador Tião Viana foi um dos entrevistados e resgatou um pouco do processo de ocupação acreano, relatando sobre o sentimento de esperança que trazia os imigrantes para a floresta amazônica, e a saudade e a solidão que passavam a acompanha-los. Tião também falou sobre a motivação que levou ao surgimento do movimento autonomista – a insatisfação com a corrupção, injustiças e falta de democracia – fazendo um paralelo com o momento que o estado vive hoje.

O Estado do Acre foi criado através da lei 4.070, de 15 de junho de 1962, de autoria de Guiomard Santos, sancionada pelo presidente João Goulart e pelo primeiro ministro Tancredo Neves. Em Rio Branco a TV Senado opera no canal 16 UHF.

O Expresso Vida é solidário as homenagens e também conclama a todos os brasileiros festejarem os cinquenta anos de criação do Estado do Acre.

Roberto J. Pugliese



Nenhum comentário:

Postar um comentário