30 dezembro 2011

Ponte pensil: Florianópolis x São Vicente.

Ponte Hercílio Luz= Florianópolis,Sc.


Ponte pensil, São Vicente, Sp

Considerada uma das maiores pontes do mundo, inaugurada em 13 de maio de 1926, após quatro anos de construção, a ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, está desativada e com sérios problemas, inclusive com grande risco de desabar.

Símbolo da cidade, trata-se de patrimonio histórico tombado, que por ineficiencia administrativa dos responsáveis, transformou o pitoresco cartão postal em obra enferrujada e fonte de consumo de investimentos intermináveis, visando sua reforma e manutenção.

Em São Vicente, a ponte que liga a ilha do mesmo nome ao continente foi a primeira do gênero construída no Brasil. Trata-se de cartão postal, igualmente tombada pelo patrimonio histórico, inaugurada em 21 de maio de 1914, revelando-se fundamental no desenvolvimento da região. A ponte ainda mantém parte do material original utilizado na obra, vindo da Alemanha, como os cabos de aço.

A ligação São Vicente, Praia Grande, através da ponte pensil citada continua servindo ao tráfego intenso de veículos e pessoas, sendo mantida pelo DER-SP, autarquia Estadual que a administra, vinculada a Secretaria dos Transportes do Estado de São Paulo.

Ambas as pontes tem aproximadamente as mesmas dimensões e atravessam canais marítimos.

Analisando a situação desses dois símbolos, as origens e as condições que se encontram, conclui-se sem qualquer esforço, a latente diferença comportamental que há, na cultura dos paulistas e dos catarinas.

Lamentável a realidade.

Sem comentários: A crítica é um dever da inteligencia.

Roberto J. Pugliese

Nenhum comentário:

Postar um comentário